Áreas de Atuação
Habitação
Em Bissau, observam-se três grupos de construções: Os pertencentes à arquitetura colonial, as construções modernas, e a arquitetura popular.
O conjunto de arquitetura colonial são edifícios utilizados para os departamentos governamentais e serviços públicos, que em regra geral, necessitam de profundas reformas. Nesse grupo também encontram-se casas particulares e edifícios comerciais que apresentam baixo grau de conservação.
Os edifícios públicos, em sua maioria da época de colônia, não possuem manutenção e apresentam sérias patologias construtivas demandando conhecimento e mão de obra específica para reconstituição. Aliado à necessidade de reforma física e funcional é importante estabelecer valores de patrimônio histórico das edificações a fim de resgatar a importância histórica dos bens imóveis de Guiné Bissau.
Outro grupo é formado pelas construções modernas, como é o Conjunto dos Ministérios, a Assembleia Nacional, O Banco Central, etc. Um terceiro bloco é formado pelas construções populares, em sua maioria de adobe e cobertura de palha ou folhas de zinco; neste grupo o ITS entende que deverá ser dispensada grande atenção e dedicação aos programas para melhoria da qualidade da edificação. Também deverão receber essa atenção, as construções particulares e comerciais mais recentes, onde se pode notar o grau de evolução das técnicas atuais.
Em uma primeira pesquisa realizada no setor da habitação, o ITS observou uma demanda de construções residenciais, comerciais e industriais, bem como de obras públicas. As técnicas construtivas esperam por atualizações e os construtores, por formação profissional e disponibilidade de equipamentos. A escassa produção interna de material de construção demanda um aprimoramento técnico, e a economia nacional será grandemente beneficiada com a nacionalização desses produtos, hoje importados.
As construções desempenham um importante papel na economia e desenvolvimento de um povo. Não somente para suprir a demanda habitacional, como para dispor de locais comerciais, serviços públicos e ambientes onde possa florescer uma indústria nacional. A construção propicia grande número de postos de trabalho diretos e indiretos, e tem capacidade para desenvolver toda uma série de profissionalização, contribuindo eficazmente para a organização da sociedade.
Verifica-se ainda que a cidade de Bissau não foi concebida através de planejamento urbano adequado, o que gera grandes conflitos de setorização e circulação urbana. Durante visita a Bissau, foram observados desvios no planejamento como: não contemplar a constituição clara de eixos viários, conurbação entre glebas e bairros, ausência de marcos urbanos e principalmente inadequada distribuição dos edifícios públicos de serviços à comunidade (hospitais / creches / escolas / etc.).
O ITS aposta fortemente no setor da habitação e no planejamento urbano como atividades de apoio social e econômico, e tem programado um setor para nacionalização e desenvolvimento de produtos, formação de mão de obra e profissionalização na área, além de seminários, jornadas e outras atividades visando à transferência de tecnologias construtivas e de planejamento urbanístico e habitação popular.
Banco de Ideias
Conte-nos sua ideia e dê sua contribuição com a área de atuação Habitação.