Conteúdo

Saneamento

Torneira e água corrente

A situação do saneamento básico em Guiné Bissau é apresentada da seguinte maneira pelo DENARP (Documento de Estratégia Nacional de Redução da Pobreza), versão revisada do ano de 2005:

“O abastecimento em água potável, saneamento de base e acesso a um alojamento decente é ainda, para a maioria da população da Guiné-Bissau, um luxo”. (Denarp – Pagina 5, Artigo nº 2).

E o mesmo documento segue:

“Relativamente ao saneamento, cerca de 35% dos agregados ao nível nacional não têm casas de banho, há uma maciça utilização de latrinas/fossas mal concebidas que representam um grande perigo para saúde pública. Não existe nenhum sistema organizado de evacuação e tratamento do lixo urbano.”

Quanto ao acesso à água, no mesmo capítulo, o estudo faz alusão à diferença entre ter acesso à água e ter acesso à água potável. (Denarp – Pag. 24, Artigo nº 72).

Saneamento básico é uma das questões pendentes que mais gravidade apresenta, e é prioridade número um quando se fala de esforços para a melhoria da saúde e da qualidade de vida. É um capítulo cuja solução demanda altos investimentos e muito esforço no trabalho educacional.

Em parceria com outras instituições semelhantes, o ITS se esforçará em dar sua contribuição às comunidades locais aonde venha atuar, pesquisando, desenvolvendo e reaplicando tecnologias sociais que possam trazer benefícios em termos de saneamento básico e acesso à água de qualidade.

Banco de Ideias

Conte-nos sua ideia e dê sua contribuição com a área de atuação Saneamento.