Conteúdo

Avaliação dos Projetos Realizados No Período de 2010 a 2015 – Uma Prestação de Contas

Publicado em 17/06/2016 às 21:51

Esse relatório tem como pretensão pelo Instituto de Tecnologia Social de Guine Bissau analisar e avaliar os resultados dos projetos já realizados.

Você pode fazer download do relatório ou, se preferir, continue lendo.

Entendemos que a ação o ITS junto ao social em Guiné Bissau tem gerado conhecimentos úteis para o aprimoramento das ações no trabalho social da comunidade.

Entre tais ações, cumprem ao ITS importantes funções como a de promover retroalimentação para as atividades em execução e facilitar a capitalização de experiências passadas, seja elas positivas ou negativas, para a melhora no desenho e elaboração de novos projetos.

As avaliações também têm demonstrado ser uma interessante maneira de prestação de contas aos voluntários e amigos que investiram recursos, tempo e trabalho nas intervenções realizadas.

Para isso, nos propusemos avaliar metodologicamente cada uma dessas ações que o ITS vêm realizando, tendo em vista sua concepção, execução e resultados, buscando determinar a relevância dos objetivos e, comprovar qual tenha sido seu impacto na comunidade.

A seguir apresentamos uma síntese dos projetos realizados no período de 2011 a 2015, assim como sua comparação com as metas inicialmente propostas.

Na sequencia são também mencionados projetos em desenvolvimento que aguardam condições e voluntários para sua realização.

Pesquisa para a instalação do “ITS – Guine Bissau”

A primeira ação foi a pesquisa destinada a validar os pressupostos que nortearam o desenho do Instituto de Tecnologia Social de Guiné Bissau realizada em 2010/2011.

Essa pesquisa teve como objetivo verificar se a aplicação dos 4 conceitos da Tecnologia Social e da Economia Solidária poderiam ser soluções para resolver ou minimizar problemas sociais em Guiné-Bissau.

Com resultados favoráveis dessa pesquisa nasce o ITS com a missão de promover a cooperação entre Guiné Bissau e outros países para a geração, transferência e reaplicação de Tecnologias Sociais com vistas ao desenvolvimento local, e divulgar a Economia Solidária.

Desde sua concepção o ITS tem adotado como norma, a realização de pesquisas como instrumento para tomar conhecimento da realidade, contrastando seus resultados com a prática da convivência e com avaliações de resultados, defendendo a tese de que o êxito de cada ação é mensurável pelo grau de assimilação das soluções compartilhadas por parte das comunidades.

Avaliação de resultados:

Com a instalação do ITS foram iniciadas as primeiras atividades destinadas principalmente a conhecer a cultura local e identificar pontos de encontro da comunidade considerados como válidos para a transferência e reaplicação de conhecimentos e experiências de trabalhos a serem compartilhadas por empresários, profissionais, escolas e catedráticos associados a este Instituto.

As análises das experiências vividas neste primeiro quinquênio confirmam a proposta do ITS em ser um canalizador de conhecimentos, e ratificam a adoção de pesquisas como importante ferramenta de gestão, tanto as “Prés” como as pesquisas “Pós” que evidenciam acertos e indicam possíveis necessidades de correção de rotas nas propostas inicialmente adotadas.

Desde sua fundação o ITS vem estabelecendo acordos de cooperação com catedráticos, profissionais, comunidades e associações dispostos a somar esforços em favor do desenvolvimento socioeconômico de comunidades guineenses.

Avaliando o resultado da gestão das atividades destes primeiros anos e das relações com voluntários e organizações parceiras, opta-se por orientar a:

  • Dar seguimento nas atividades de pesquisa e inclusão de novas instituições nacionais e estrangeiras dispostas a cooperar com o ITS para a transferência de tecnologias sociais e experiências profissionais em prol do desenvolvimento social e econômico de comunidades guineenses.
  • Preparar e divulgar programa para captação de voluntários e recursos para os distintos projetos em fase de espera.
  • Elaborar apostila para adaptação de participantes dos projetos à maneira de pensar e propósitos deste Instituto, conforme se aprecia na secção “Filosofia Institucional” em sua pagina web: www.itsbissau.org.

Projetos em Andamento

Projeto de Agricultura Familiar Integrado

Um primeiro projeto de Agricultura familiar foi realizado com êxito por dois empresários associados ao ITS, sendo um deles especializado em agronomia.

O projeto constou de um curso prático onde se construiu um sistema familiar integrado para produção de aves, ovos, peixes e verduras; com a utilização de materiais reciclados e ou de baixo custo.

Quarenta jovens de Bissau e redondezas receberam certificado de participação. O temário exposto foi pertinente e o curso considerado de qualidade, com ótima avaliação dos participantes e elogiado por autoridades nacionais que
tiveram conhecimento do evento.

Avaliação de Resultados:

Em avaliação realizada foi constatado que no prazo de 36 meses posterior à realização do projeto não ocorreu nenhuma consulta técnica ou pedido de informação adicional sobre o curso, e não houve registro de iniciativa de parte de alunos em reproduzir o sistema de agricultura integrado aprendido.

Ainda que o projeto tenha sido considerado de boa qualidade, e que o tema é pertinente e apresenta capacidade para suprir necessidades familiares nas comunidades, conclui-se que o projeto, na forma em que foi ministrado, tenha tido resultado de baixo impacto, e considerando assim não foram atingidos os propósitos do projeto.

Para futuras atuações na área agrícola foi proposta a criação de Cursos de Agricultura Familiar, procurando uma melhor motivação e seleção de candidatos que se apresentem mais viáveis.

Poderiam ser criados cursos de curta duração, de frequência semestral ou anual, no qual se capitalizaria o trabalho voluntario de amigos e associados do ITS com experiência na área da agropecuária.

Apoio ao Ensino Básico

Desde 2011 foram realizadas pesquisas para toma de conhecimento da realidade do setor, especialmente no âmbito de escolas comunitárias da capital.

Em 2014/2015 foram firmados acordos de cooperação experimental com duas escolas, com as quais desenvolvemos a primeira etapa do programa de Apoio ao Ensino Básico com o lema: “Ler mais que palavras”, com o objetivo de
contrastar na prática os dados adquiridos nas pesquisas preliminares.

Com a parceria do Instituto INFORM do Rio de Janeiro foi cumprido o programa inicial que constava de Prestação de Assessoria Pedagógica e Administrativa ao conjunto do corpo docente das Escolas selecionadas e Programa de formação continuada aos professores.

Avaliação de Resultados:

Conforme o esperado para essa primeira etapa, o projeto contribuiu de maneira significativa à administração das escolas selecionadas, com repercussão favorável do conjunto de professores e diretoria e foi realizado um primeiro avanço no programa para a informatização dos dados escolares.

A experiência na realização do projeto deixou conhecimentos práticos, provendo a visão de como melhorar a participação do Setor de Educação Básica do ITS na realidade escolar guineense.

Para o setor das Escolas Comunitárias se propõe continuar com o modelo realizado, formatando seminários para a diretoria das escolas, e seminários préfixados de formação continuada para professores, com tempo previsto para atenção personalizada.

Também está proposta a realização de seminários anuais para professores e diretores, com participação aberta a outras escolas e instituições de ensino básico.

Na assessoria à direção das escolas se orienta confirmar o projeto de informatização escolar, que oferece potencial para desenvolvimento transversal.

O seguimento do projeto de Apoio ao Ensino Básico demanda a presença de dois profissionais do setor em Bissau; neste presente momento este Instituto não dispõe de profissionais na área de educação, estando este projeto à espera da oferta de novos candidatos.

Programa de Inovação e Desenvolvimento

O Programa de Inovação & Desenvolvimento surge como resposta ao escasso impacto constatado nas intervenções realizadas. Pesquisas e observações levadas a efeito nestes cinco anos de presença do ITS em Guine Bissau tem apontado invariavelmente à necessidade fundamental da mudança de paradigmas sociais.

Frente a esse desafio o ITS estabeleceu um programa com pesquisas e atividades destinado a evidenciar e decidir a linha de atuação a seguir, de maneira a alcançar melhores resultados de impacto nas intervenções futuras.

O trabalho constou do estabelecimento de um primeiro “Grupo Experimental de Inovação e Desenvolvimento” constituído por sete jovens nacionais universitários.

Essa experiência ofereceu resultados positivos e excedendo em alguns pontos as expectativas iniciais; confirmando ser viável a metodologia aplicada e capaz de produzir câmbios de atitudes desejáveis, e motivar os participantes na busca da melhoria da qualidade de vida de suas comunidades.

O êxito do programa levou o ITS a replicar o programa em um ambiente comunitário, que apresentou resultados semelhantes ao grupo experimental. Em colaboração com a associação local, Fundação Bilame Fote, na região de Bissorã, Lendem, foi instalado o primeiro “Grupo Comunitário de Inovação e Desenvolvimento”.

Avaliação de Resultados:

Um grupo de trinta e três alunos participaram dos seminários básicos para a formação de “Agentes de Desenvolvimento Comunitário”, com a aplicação das metodologias “Nosso lugar é a gente que faz”, e “Cidades Inovadoras”.

A liderança da Fundação Bilame Fote se responsabilizou em dar seguimento ao programa com a instalação de grupos de trabalho que reúnam aos participantes segundo habilidades e preferências manifestadas no decorrer das jornadas. O ITS se dispôs a colaborar com assessoria e consultoria, que a fundação poderá dispor quando estime apropriado:

  • Com os dados da avaliação, e observando as virtudes desse programa, se recomenda especializar voluntários para a divulgação, ministração e acompanhamento do projeto em outras comunidades que satisfaçam as condições favoráveis e motivação necessárias para sua posta em pratica.
  • Selecionar voluntários com disposição de receber treinamento para a instalação da “Cooperativa Escola”, que deverá ser uma sequencia natural onde se instale um “Grupo Comunitário de Inovação e Desenvolvimento”. O trabalho cooperativado pode ser uma útil solução de renda a muitas das famílias; por enquanto a cultura associativa o país é praticamente nula.
  • Autoridades nacionais que conhecem o ITS tem manifestado especial aprovação ao programa de formação de “Grupo Comunitário de Inovação e Desenvolvimento”. Assim percebemos a necessidade de priorizar a convocação de voluntários para compor e gerenciar este setor, e retomar a promoção do programa junto às Secretarias de Estados e organizações nacionais ou estrangeiras com afinidade ao tema.

Apoio Universitário

Tem crescido a oferta de cursos superiores em Bissau, e consequentemente o número de alunos. A classe universitária apresenta potencial para oferecer importante contribuição ao crescimento da nação.

Com essa visão o ITS tem se aproximado as universidades e instituições de ensino superior arregimentado a jovens nacionais que, como voluntários queiram unir-se ao ITS para propagar a mensagem de inovação e desenvolvimento aos lideres comunitários e aos mais diversos setores da sociedade.

As tecnologias sociais dispõem de potencial para oferecer soluções a problemas que o ensino superior vem enfrentando, podendo colaborar com soluções especialmente de menor custo. Após pesquisas realizadas no setor com entrevistas a professores e alunos, o ITS se dispôs a lançar o programa de “Apoio Universitário”, com as seguintes atividades:

“Biblioteca digital”

Uma primeira experiência foi realizada para disponibilizar material para consulta pelos alunos com fácil acesso.
Avaliação de Resultados: Os resultados observados na experiência preliminar deste projeto indica que a “Biblioteca Digital” é resposta eficaz aos supostos iniciais. Orienta-se a retomar essa ação com a realização de consultas aos professores das áreas a serem atendidas para melhor seleção de material, incluindo a participação de Associações de Alunos nas instituições onde estejam presentes.

“Plataforma de Cooperação entre Docentes”

É um programa em fase de desenvolvimento que tem gerado boa expectativa entre docentes guineenses, e que já começa a dar seus primeiros frutos.

Tem o objetivo de estabelecer comunicação entre catedráticos nacionais e catedráticos brasileiros, facilitando a troca de informações e conhecimentos.

Um “Curso de Gestão para Resultados” foi realizado na Escola Nacional de Administração, estando previsto seminários anuais sobre a matéria. Ministrado pelo professor brasileiro Engº Sebastião Castro, o Curso de Gestão tem extrapolado o ambiente universitário para atender também a grupos de funcionários da administração pública guineense.

Avaliação de Resultados: O êxito constatado nessa ação justifica seu prosseguimento, o qual já se encontra agendado. Nova avaliação deverá ser realizada no segundo semestre deste ano em curso.

“Seminários sobre Empreendedorismo e Cooperativismo” estão em pauta, no aguardo da disposição de voluntários especializados nesses temas.

Centro Nutricional

O “Centro Nutricional” foi pensado para canalizar a contribuição de associados e amigos do ITS, que desejem transferir conhecimentos e experiências profissionais na área da alimentação e na transformação e comercialização de produtos agrícolas, com especial atenção aos assuntos relacionados à segurança alimentar.

Algumas experiências preliminares e contatos foram realizados buscando definir estratégias a seguir, principalmente em quanto ao “desenvolvimento de novos produtos” e para a “Escola do Pão”.

Foi construído o protótipo de um forno de chapa, para usar lenha como combustível, e está sendo melhorado para
melhor adaptação à realidade local.

Desenvolvido estudos para a fabricação, consumo e comercialização de uma geleia de corte produzida com as frutas nativas, e de manteiga de mancara.

Avaliação de resultados:

O Centro Nutricional é um projeto em desenvolvimento. Ainda que alguns avances foram realizados, como a construção e teste do forno, curso de fabricação de pão, experiências e pesquisas para a transformação de produtos
nacionais, este setor segue pendente da presença de voluntário ou voluntária com experiência na área.

A continuidade de esforços para a instalação do Centro Nutricional é justificada pelo fato de ser um projeto com capacidade para atender demandas de produtores familiares. Orienta-se a divulgação das necessidades, tantos os
recursos humanos como as instalações necessárias para sua posta em marcha.

Projetos em Desenvolvimento

Projeto de Reativação Desportiva na cidade de Farim

Ademais de ser uma prática saudável, o esporte se revela como instrumento para a mobilização social necessária à conquista de melhor qualidade de vida.

Como uma primeira atuação no setor junto ao Clube Desportivo de Farim foi desenhado o projeto de Reativação Desportiva dessa localidade, e também o início dos Cursos para a Formação de Técnicos de Futebol.

Por motivo das inquietações políticas que coincidiram com a época de seu início, o projeto teve que ser postergado à data futura.

Ao dia de hoje não foi possível retomar a programação, vez que a agência desportiva associada ao ITS e
comprometida com a realização do projeto sofre falta de recursos.

Seguimos mantendo o compromisso em aberto e continuamos a pesquisar novos sócios até que seja possível a viabilização do projeto.

Avaliação de Resultados:

Ainda tratando-se de um projeto não realizado, seu conteúdo foi revisado e proposto que o programa inicial poderia ser desmembrado em duas atividades distintas:

  • Reativação de Práticas Desportivas em Farim.
  • Instalação dos Curso para Formação de Técnicos de Futebol.

Essa divisão das ações facilitaria a realização do projeto, ainda que ambas  seguem pendentes de recursos.

O curso de formação de técnicos poderia ter períodos curtos de frequência anual e assim aproveitar a possível oferta de voluntários com experiência no futebol profissional, que pudessem dedicar ao menos duas semanas ao ano numa
programação em Bissau.

Nesse caso caberia também a possibilidade de revezamento dos voluntários seguindo um mesmo programa, o que facilitaria a candidatura aos profissionais interessados em dar sua participação ainda que em forma pontual.

O projeto de reativação desportiva dependeria da presença de um voluntário mais permanente, que administraria a participação de curta duração realizada por outros voluntários.

Centro de Estudos para o Desenvolvimento

Um projeto pensado para introduzir em Guiné Bissau a ciência do desenvolvimento local e regional, e estabelecer uma plataforma de catedráticos nacionais e estrangeiros interessados no ensino e na pesquisa científica para a
elaboração de diagnósticos e definição de estratégias para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Para realizar esse projeto o ITS firmou um acordo de cooperação com o Instituto de Desenvolvimento Local e Regional da Universidade de Huelva, na Espanha.

Avaliação de resultados:

Em virtude das crises econômicas nos últimos anos, agravado pelas inquietações políticas ocorridas no país, não foi possível o levantamento de recursos para as ações iniciais, estando o projeto em estado latente.

Sendo um projeto com potencial para trazer benefícios para o desenvolvimento social e econômico, orienta-se retomar o projeto, e a formação de comissão para a divulgação a autoridades políticas de Bissau e à direção de instituições de ensino superior, em busca de apoios para a prospecção de recursos e viabilização da ação.

Escola da Construção

“Escola da Construção” é um tema em estudo, com a finalidade de ensinar novas técnicas construtivas, e desenvolvimento de elementos com aplicação de recursos nacionais. Um projeto que contribuirá com a formação de mão de obra e com a consequente criação de renda familiar. Encontra-se pendente da presença de um voluntário com experiência no setor.

Escola da Madeira

A “Escola da Madeira” é um projeto pensado para a formação de mão de obra especializada, criação de renda, e para viabilizar a produção de carteiras escolares para as escolas aderidas ao Programa de Ensino Básico do ITS.

No momento este programa encontra-se abortado a causa das políticas governamentais para com o setor madeireiro.

Caderno de Marketing

“Caderno de Marketing” é uma atividade a ser prospectada durante o ano de 2016, no marco de um projeto para avaliar a comunicação no setor comercial em Bissau, e estabelecer estratégias publicitárias para apoio de associações e pequenos empresários relacionados ao ITS.

Centro de Apoio ao Jovem Empreendedor

O “Centro de Apoio ao Jovem Empreendedor” é um projeto pensado em ajudar jovens a desenvolver seu próprio emprego/negócio. A oferta de postos de trabalho é extremamente escassa em Bissau, porém observações realizadas
indicam possibilidade pra o desenvolvimento de pequenos negócios.

O autoemprego tem sido uma pratica corrente e intuitiva, porem, pode-se dizer sem nenhum preparo.

De maneira experimental o ITS vem praticando esse ensino e treinamento para atender especialmente a jovens voluntários nacionais associados ao ITS. O pleno desenvolvimento do Centro depende de oferta de voluntario com
conhecimento de empreendedorismo.

Programa da Água

Após pesquisa realizada nos anos de 2010 e 2011 para uma toma de conhecimento do estado da saúde pública e da oferta de água potável, o pessoal médico associado ao Instituto orientou a criação de um setor para avaliação da
qualidade da água, especialmente nas comunidades atendidas por algum dos projetos do ITS.

Por não encontrarmos documentação disponível nos departamentos públicos e nas organizações visitadas, o ITS realizou analises completas em amostras de água retiradas do poço artesiano de Quinhamel, e outra de um poço
comum no bairro de Antula, em Bissau – Capital.

A realização das análises realizadas em laboratórios especializados situado em Sevilha foi possível graças á generosa colaboração de Don Carmelo Romero, Alcalde da Cidade de Palos de La Frontera, na Espanha.

Os resultados dessas análises nos permitiram conhecer o estado desses mananciais, e indicar ações necessárias para melhoria de qualidade das águas.

Esses estudos serviram de base para avaliação segura da qualidade das águas, e estão sendo completados com o recebimento de informações proveniente de novas fontes pesquisadas.

Filosofia Institucional

O Instituto de Tecnologia Social visa ser um agente de transformação socioeconômica em Guiné-Bissau, capacitando de recursos os indivíduos por ele atendidos para que adotem uma postura pró-ativa perante as desigualdades e gerem comportamentos e ações que deem retorno à sociedade na forma de resultados, objetivando melhoria da qualidade de vida dessas mesmas pessoas, da comunidade e da sociedade em geral, com um desenvolvimento sustentável; além de procurar identificar e combater o problema matriz e criar condições para que não retorne.

Exemplo disso é um dos projetos já implantados no país, a Unidade Familiar de Agricultura Sustentável.

Para a realização destes objetivos é necessário trabalhar com o desenvolvimento humano de forma integral. Esse trabalho é realizado através de vários projetos em distintas áreas: saúde, educação, agricultura, habitação, saneamento, energia, deporte e cultura, turismo, empreendedorismo e oportunidade de negócios;

Promovendo o desenvolvimento social a partir do incentivo a projetos autossustentáveis – em oposição às tradicionais práticas de caráter assistencialista geradoras de dependência – e em propostas de superação de padrões injustos de desigualdade social e econômica.

Evitando-se formatos pré-concebidos baseados em padrões de comportamento e pensamento julgados “adequados” aos sujeitos receptores, respeita-se a singularidade cultural do povo guineense.

Partindo sempre da discussão prévia com os agentes locais e parceiros e da identificação de necessidades e possíveis soluções, bem como a toma de decisão de maneira conjunta.

Garantindo a adoção de medidas que vaiam de encontro aos anseios da comunidade alvo e a aceitação cultural das mesmas.

O ITS é uma entidade sem fins lucrativos, com gerenciamento próprio, sem interferências externas, que desempenha ações de caráter público.

Funciona com mão de obra voluntária, em parceria com universidades, empresas e o apoio do governo guineense.

É mantido com recursos de doações de empresas e particulares; pessoas físicas e jurídicas que, sentindo responsabilidade social e moral pela redistribuição de riqueza, ajudam a canalizar recursos e competências específicas e complementares tornando possível o trabalho do ITS.

Com as diversas parcerias se promove um movimento de encontro dos três setores da economia, Estado, mercado e sociedade civil; também a colaboração nacional e estrangeira que, a principio, se dá entre Brasil, Portugal e Espanha a favor de Guiné-Bissau com vistas a expandir-se a outros países receptores e doadores de ajuda social autossustentável.

Palavra do Presidente

Em nome da diretoria do Instituto de Tecnologia Social de Guiné Bissau agradecemos a participação e o esforço de todos os voluntários que empregaram seu tempo e conhecimento de maneira gratuita e altruísta para que essas ações fossem levadas a cabo, e agradecemos aos amigos que contribuíram financeiramente para essa obra.

Registramos nossos sinceros agradecimentos aos irmãos e amigos guineenses que de maneira amável nos receberam em seu meio oferecendo sua companhia fazendo possível nosso trabalho.

Acima de tudo somos gratos a Deus que nos permitiu conhecer a esta terra e aos irmãos deste lado do Atlântico, e quem nos abençoou para realizarmos intervenções e estudos contando com um mínimo de inversão econômica e
pequeno numero de voluntários sobre o terreno, vez que a maioria do trabalho foi realizado a distancia por voluntários do ITS no Brasil, Espanha e Portugal.

Cremos haver prestado uma significativa contribuição neste primeiro cinco anos de existência.

Pudemos selecionar projetos considerados estratégicos e ações pelas quais alcançamos bom nível de conhecimento da cultura, logrando canalizar as ofertas de conhecimento e experiências proporcionadas por associados e amigos.

Consideramos que dentro de nossas forças e oportunidades realizamos a missão proposta por nossos fundadores nesta primeira fase de trabalhos.

Para este novo quinquênio esperamos seguir contando com o trabalho árduo da diretoria e com o valioso apoio dos associados e a contribuição financeira dos amigos que observam no ITS uma maneira inteligente e fiável para investir no desenvolvimento social e econômico de Guine Bissau.

E como poderão constatar nas avaliações apresentadas, há projetos para os quais esperamos novos voluntários e contribuições financeiras.

Peço que avaliem os projetos e analise se você poderia ser a resposta para alguma dessas
necessidades. Envie-nos sua inscrição e ingresse sua contribuição na conta bancaria a seguir.

Receba nosso forte abraço e que Deus lhe abençoe ricamente.

Ap. ROBERTO SENNA
presidencia@itsbissau.org
www.itsbissau.org

CONTRIBUIÇÕES

BANCO BRADESCO – Agencia 368 – c/c 81.554-3
Roberto B Senna – CPF 274.657.808-53