Institucional
Filosofia
O Instituto de Tecnologia Social de Guiné Bissau visa ser um agente de transformação socioeconômica, capacitando de recursos os indivíduos por ele atendidos para que adotem uma postura pró-ativa perante as desigualdades, e gerem comportamentos e ações que dêem retorno à sociedade na forma de resultados, objetivando melhoria da qualidade de vida dessas mesmas pessoas, da comunidade e da sociedade em geral, com um desenvolvimento sustentável; além de procurar identificar e combater o problema matriz e criar condições para que não retorne. Exemplo disso é um dos projetos em fase de implantação no país, a Unidade Familiar de Agricultura Sustentável.
Para a realização destes objetivos é necessário trabalhar com o desenvolvimento humano de forma integral. Esse trabalho é realizado através de vários projetos em distintas áreas: saúde, educação, agricultura, habitação, saneamen-to, energia, deporte e cultura, turismo, empreendedorismo e oportunidade de negócios. Promovendo o desenvolvimento social a partir do incentivo a projetos auto-sustentáveis – em oposição às tradicionais práticas de caráter assistencialista geradoras de dependência – e em propostas de superação de padrões injustos de desigualdade social e econômica. Evitando-se formatos pré-concebidos baseados em padrões de comportamento e pensamento julgados “adequados” aos sujeitos receptores, respeita-se a singularidade cultural do povo guineense. Partindo sempre da discussão prévia com os agentes locais e parceiros e da identificação de necessidades e possíveis soluções, bem como a toma de decisão de maneira conjunta. Garantindo a adoção de me-didas que vaiam de encontro aos anseios da comunidade alvo e a aceitação cultural das mesmas.
O ITS é uma entidade sem fins lucrativos, com gerenciamento próprio, sem interferências externas, que desempenha ações de caráter público. Funciona com mão-de-obra voluntária, em parceria com universidades, empresas e o apoio do governo guineense. É mantido com recursos de doações de empresas e particulares; pessoas físicas e jurídicas que sentindo responsabili-dade social e moral pela redistribuição de riqueza, ajudam a canalizar recursos e competências específicas e complementares tornando possível o trabalho do ITS.
Com as diversas parcerias se promove um movimento de encontro dos três setores da economia: Estado, Mercado e Sociedade Civil; canalizando também a colaboração nacional e estrangeira que, a princípio, se dá entre Brasil, Portugal e Espanha a favor de Guiné-Bissau com vistas a expandir-se a outros países recep-tores e doadores de ajuda social auto-sustentável.
por Áudria Roque de Senna Formada em Magistério, Educadora e Voluntária Social